domingo, 11 de janeiro de 2015

Aula de Mineirês - Jeitim miner de falá (O jeitinho mineiro de falar)


Sabe aquele clichê de que o Brasil é um dos países com maior diversidade cultural do planeta? Ele é, de fato, verdadeiro. Essa diversidade é tão gritante que, já nas diferenças nas formas de falar, é monumental. Como sou casado com uma pernambucana e viajo muito para outros estados além de Minas e Pernambuco, frequentemente me divirto com as confusões geradas por pronúncias diferentes de palavras aparentemente simples. E foi em uma destas viagens que um amigo me apresentou o vídeo abaixo. Nele três atores dão uma aula de "mineirês" apresentando, de forma cômica, o "jeit miner di contá cásss" ("jeito mineiro de contar caso/história"). 



Naturalmente o mineiro contemporâneo não tem uma fala tãããão marcada, ainda que aqueles que residem no interior possam se aproximar bastante disso. 

Um outro vídeo interessante que também reproduz o "jeitim miner di falá" é o da Piada do Soldado, do humorista Geraldinho. Em todos os seus vídeos, aliás, isso acontece. Ele é considerado um ícone do caipira mineiro. 


Você pode gostar também de: 
- Documentário O Povo Brasileiro: Darci Ribeiro

- Músicas Online: Berrante da Saudade e Não Amo Ninguém - interpretadas por Pedro Paulo e Palinha

Nenhum comentário: