domingo, 23 de setembro de 2012

Livro Terapia Analítico Comportamental: dos pressupostos teóricos às possibilidades de aplicação

Entre os dias 15 e 18 de agosto aconteceu, em Curitiba - Paraná, o XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Foi a segunda vez que participei do evento, mas desta vez, teve um gostinho especial. Foi lá que lancei meu primeiro livro, organizado em parceria com Maria Ester Rodrigues, Natalie Brito Araripe e Elayne Esmeraldo Nogueira, pessoas com as quais me orgulho de trabalhar. 

O livro é dividido em três sessões. Na primeira faz um apanhado dos conceitos básicos da Análise do Comportamento, apresenta um guia para a realização da Análise Funcional e discute o papel da Relação Terapêutica. A segunda sessão é composta por uma revisão das principais estratégias de intervenção analítico comportamentais para uma série de demandas clínicas. Por fim, a terceira sessão apresenta temas ainda bastante controversos em Análise do Comportamento e na Psicologia de forma geral, quais sejam, o tratamento da esquizofrenia e o manejo da religiosidade. 



Confira o índice

Prefácio
Denis Zamignani 

Sessão 1 – Relembrando os Conceitos Básicos e Planejando as Intervenções 

Cap. 1 – Relembrando os Conceitos Básicos da Análise do Comportamento 
Maria Ester Rodrigues 
Marcelo Cabral de Souza 

Cap. 2 – O Passo a Passo de uma Análise de Contingências 
Esequias Caetano de Almeida Neto 
Maria Ester Rodrigues 
Natalie Brito Araripe 

Cap. 3 – A Relação Terapêutica na Psicoterapia Comportamental Pragmática 
Carlos Augusto de Medeiros 

Sessão 2 – Intervenções Comportamentais em Contextos Específicos 

Cap. 4 – Clínica Analítico-Comportamental com Casais e Famílias: Alguns Fundamentos e Questões da Prática 
Nicodemos Batista Borges 

Cap. 5 – Terapia Comportamental dos Problemas Sexuais 
Oswaldo M. Rodrigues Júnior 

Cap. 6 – Repertórios Básicos para o Terapeuta Comportamental Infantil 
Aida Teresa dos Santos Brito 
Elayne Esmeraldo Nogueira 
Natalie Brito Araripe 

Cap. 7 – Intervenções Analítico Comportamentais sobre Transtornos Invasivos do Desenvolvimento 
Juliana de Palma Godoi Fialho 
Glauce Carolina dos Santos Vieira 

Sessão 3 – Desafios no Contexto Clínico: Esquizofrenia e Religiosidade

Cap. 8 – Uma Visão Analítico-Comportamental para Esquizofrenia 
Ilma A. Goulart de Souza Britto

Cap. 9 – O Manejo da Religiosidade no Contexto da Clínica Analítico Comportamental
Natália Santos Marques 
João Ilo Coelho Barbosa

Todos os organizadores e autores do livro são membros do site Comporte-se: Psicologia Científica, que fundei ainda no início de minha graduação para incentivar meus estudos e facilitar a interação com outros estudantes e profissionais da área. O prefácio foi escrito por Denis R. Zamignani, profissional que toda a equipe de organizadores respeita e admira muito, em função da pessoa maravilhosa que é e da grande contribuição prestada à análise comportamental brasileira. Em um texto que chegou a me emocionar, Denis Zamignani conta um pouco de minha história, da história do site e apresenta o livro:  
"Qual a probabilidade de um estudante se entusiasmar pela análise do comportamento em uma faculdade onde a abordagem é ensinada por um profissional de fora da área? Qual a probabilidade desse estudante, já no segundo ano de graduação, se preocupar com a divulgação da abordagem e criar um blog? E, tendo sido criado esse blog, qual a chance de, em menos de cinco anos, ele se tornar um dos principais endereços da Análise do Comportamento na internet brasileira? Quase nula, não é mesmo? 
Mas foi exatamente assim a história que deu origem ao presente livro...  
Ela começa em 2008, na cidade de Patos de Minas, quando o então estudante de psicologia Esequias Caetano de Almeida Neto (ou apenas Neto como ele prefere ser chamado), retorna inspirado de um evento de psicologia e decide criar o blog Comporte-se!. Um espaço para favorecer a interação entre os analistas do comportamento de sua cidade, profissionais e estudantes de Análise do Comportamento, além de uma oportunidade para o próprio autor do blog aprender mais sobre a abordagem. Durante algum tempo, a página foi divulgada na comunidade de analistas do comportamento do Orkut (lembram-se?) e trazia alguns temas de interesse, notícias e comentários sobre eventos da área. 
A partir do ano de 2010 a história começa a ganhar novos contornos. Nesse ano, assistíamos a uma explosão da rede social Twitter, com um número assombroso de seguidores e um sistema muito eficiente para a propagação rápida de informações. Foi também em 2010 que a rede Facebook começou a ganhar força no Brasil, tornando-se o fenômeno que todos nós conhecemos. Para empresários e comunicadores de visão, o surgimento dessas redes propiciou oportunidades inimagináveis até então para a divulgação e o fortalecimento de marcas e instituições. A equipe do Comporte-se utilizou com maestria os recursos trazidos por estas ferramentas e conta hoje com um numero impressionante de acessos em seu blog, com uma equipe de colunistas e revisores e contribuindo de forma admirável com a difusão da Análise do Comportamento no Brasil.  
Tão importante quanto as estratégias utilizadas pela equipe para a propagação da informação, foi o cuidado que ela sempre tomou em traduzir em termos acessíveis o conhecimento produzido pela análise do comportamento, mesmo nos assuntos mais complexos. Muitos importantes analistas do comportamento brasileiros, entre eles João Cláudio Todorov, Isaias Pessoti, Maria Amalia Andery e Roberto Banaco tëm apontado a necessidade de a análise do comportamento estabelecer um diálogo mais próximo com a cultura na qual estamos inseridos. Vale, nesse sentido, a leitura do posfácio escrito por Banaco (1997), para o primeiro volume da coleção “Sobre Comportamento e Cognição”, alertando que a linguagem hermética da análise do comportamento seria um dos fatores impeditivos para que possamos nos beneficiar de forma mais ampla das descobertas das ciências do comportamento. Mais recentemente, a crônica Receita de Rosca de Nozes, escrita por Pessotti para o Boletim ABPMC (Pessotti, 2011) ilustra essa questão com uma metáfora mordaz. Felizmente, nos últimos anos, um número cada vez maior de analistas do comportamento tem movido esforços nesta direção. Merece destaque a iniciativa da diretoria da ABPMC no biênio 2002-2003, sob a gestão de Maria Zilah Brandão e Fátima Conte, ao lançar a coleção “Comportamento Humano: Tudo (ou quase tudo) que você gostaria de saber para viver melhor” e o projeto ABPMC Comunidade. 
O cuidado em apresentar os pressupostos da abordagem de uma maneira didática e acessível pode ser observado no livro que você tem em suas mãos. Resultado do trabalho de organização de Esequias Neto, Maria Ester Rodrigues, Natalie Brito e Elayne Nogueira, ele traz um rico panorama da terapia de orientação analítico-comportamental na atualidade, desde os seus pressupostos conceituais até as suas diferentes possibilidades de aplicação. Não menos acertada foi a escolha dos autores, representantes de um seleto grupo de profissionais comprometidos com o estudo aprofundado do fenômeno clínico. Nos últimos anos temos assistido a uma grande valorização da análise do comportamento no contexto clínico, resultado da eficácia demonstrada pelas estratégias clínicas desenvolvidas pelos analistas do comportamento e da grande preocupação dos profissionais da área com a pesquisa e a produção consistente de conhecimento. 
A teoria comportamental, nas últimas décadas, apresentou avanços muito significativos, em especial em temas que são essenciais para a compreensão do fenômeno clínico que é eminentemente verbal. O estudo de processos tais como o controle de estímulos, motivação e processos comportamentais complexos permitiu um enorme aprofundamento no entendimento do comportamento verbal e a clínica analítico-comportamental se apropriou desse conhecimento de forma muito eficiente, permitindo um desenvolvimento ímpar de sua tecnologia. 
O livro “Terapia Analítico-Comportamental: dos pressupostos teóricos às possibilidades de aplicação” é dividido em três sessões. A primeira delas apresenta os principais pressupostos da abordagem analítico-comportamental, bem como dois aspectos essenciais para a condução da psicoterapia: a análise de contingências e a constituição da aliança terapêutica. Estes temas são abordados de forma extremamente didática e em linguagem simples, mas de forma alguma simplista. 
A segunda sessão do livro trata da tecnologia analítico-comportamental para contextos específicos - casais e famílias, problemas sexuais, terapia infantil e transtornos invasivos do desenvolvimento. Trata-se de contextos nos quais a abordagem tem sido prolífica na produção de conhecimento e no desenvolvimento de tecnologias de intervenção. Basta verificar o número significativo de teses e dissertações produzidas nas últimas décadas sobre estes temas, a partir da análise do comportamento.  
A última sessão do livro discute dois temas ainda muito controversos dentro da abordagem: o manejo da religiosidade no contexto terapêutico e a esquizofrenia. Não a toa, estes dois capítulos foram colocados em separado dos contextos específicos apresentados a sessão anterior. Tratam-se de questões que ainda são alvo de muita discussão dentro da abordagem e que exigem o desenvolvimento de muitos estudos para que possam constituir uma tecnologia sólida da análise do comportamento. O fato de se constituírem temas em desenvolvimento na abordagem, entretanto, não tira o mérito, tampouco a relevância dos capítulos apresentados. É parte do processo de constituição de uma ciência a produção de reflexões e de interpretações, como forma de suscitar novos estudos, e os capítulos apresentados o fazem de forma muito feliz. 
Encerro este prefácio com grande satisfação. É muito confortador constatar o surgimento de novas lideranças, empreendedoras e preocupadas com a solidificação e o avanço da psicologia científica. A sobrevivência da prática cultural que denominamos Análise do Comportamento depende de pessoas e de Iniciativas como esta. 
Um princípio fundamental da análise do comportamento assume que a produção de reforços depende da emissão de respostas. Traduzindo o behaviorês: para se alcançar algo de relevante, só existe uma maneira que, não por coincidência, está representada no nome do blog que deu origem ao presente livro: COMPORTE-SE! 

Bibliografia

Banaco, R.A. (1997) Podemos nos beneficiar das descobertas da ciência do Comportamento? In Roberto Alves Banaco (Org.) Sobre Comportamento e Cognição: Aspectos teóricos, metodológicos e de formação em Análise do Comportamento e Terapia Cognitivista. Posfácio. 543-555. Santo André: ESETec. 
Pessotti, I. (2011). Receita de rosca de nozes. Boletim Contexto, 34, 42-43." 

O livro pode ser adquirido nas principais livrarias do país ou através do Comporte-se, em um desconto exclusivo para leitores. Para comprá-lo, acesse este link.

Gostaria de deixar registrado aqui, em meu blog pessoal, a gratidão que tenho à equipe do site. Graças a estas pessoas pude aprender muito sobre Análise do Comportamento, realizar diversos projetos - como o livro mencionado -, fazer novas amizades e crescer enquanto ser humano e profissional. 

Um abraço a todos! E em breve terei o prazer de divulgar outras novidades por aqui. 

Nenhum comentário: