sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Se não repassar esta mensagem terá 7 anos de azar. O orkut ficará pago. O MSN vai acabar. Outros HOAXES.

Estes são apenas alguns dos boatos espalhados por aí na internet, conhecidos como HOAX. Devido a seu caráter apelativo, muita gente repassa sem sequer pensar na função que aquela mensagem pode ter. 
O site da UFPA (Universidade Federal do Pará) define HOAX como  "um vírus social, que utiliza a boa fé das pessoas para se reproduzir, sendo esse o seu único objetivo. Dá- se o nome de hoax à essas estórias falsas, mentirosas recebidas por e-mail e se o destinatário não fizer o que foi solicitado, em geral é ameaçado: o seu computador será destruído, contaminado, formatado ou..." (consulta em 24/ 09/ 2010). 


Grande parte das vezes estas mensagens usam nomes de grandes empresas - outras vezes, de empresas falsas; apelam para a solidariedade das pessoas, que se sentem comovidas e querem ajudar a criança que fará a cirurgia, ou encontrar o filho desaparecido há muitos anos; ou querem colocar o nome no abaixo assinado para que a empresa X conte as assinaturas e faça uma doação para um determinado projeto social; ou ameaça a quem não repassar a mensagem afirmando que algo muito ruim poderá acontecer; entre diversas outras mentiras que podem ser inventadas. O que há em comum entre todos os tipos de Hoax é o caráter apelativo, geralmente extremista, além do fato de que muitas vezes existe uma ênfase maior na necessidade em repassar o e-mail do que no conteúdo dele em sí. 

Alguns sites, como a Wikipédia, dizem que a principal finalidade deste tipo de mensagem é coletar e-mails para empresas de SPAM. Não sei se é verdade, mas o fato é que, mesmo que não seja, é bem possível qualquer pessoa pegar os endereços que são se acumulando ao longo do caminho que a mensagem percorre para montar um banco de e-mails para envio de SPAM ou mesmo vírus verdadeiros. 

O site da UFPA dá uma série de dicas a respeito deste tipo de mensagem. Quem se interessar pode clicar aqui.

É muito chato receber estas mensagens. Além de ter a privacidade violada, com o endereço de e-mail sendo divulgado deliberadamente, estas mensagens ocupam espaço na caixa de e-mail e consomem tempo de quem recebe. 

Aos que não conseguem identificar o que é um HOAX do que é uma mensagem real, sejam pelo menos elegantes a ponto de encaminhar usando a opção cópia oculta (Cco) para que a privacidade de seus contatos seja respeitada. 

2 comentários:

~yokota disse...

Essa "dica" sobre CCO (na verdade nada mais do que bom senso, mas muita gente infelizmente desconhece a função) é importante ser lembrada.

Nessa época de política tenho recebido muito email falando sobre candidatos, sobre a lei da ficha limpa; só não marco contatos como remetente de spam porque preciso manter os contatos para trabalho também rs...
E enquanto estudante de Psicologia, venho recebendo vez ou outra (até agora) sobre o "Ato Médico" ou sobre as chapas das eleições para o Conselho Federal de Psicologia (que já ocorreu).
As vezes os HOAXes são repassados tantas vezes que a mensagem se perde e fica no corpo da mensagem justamente uma lista infinita de emails. Prato cheio pra spammers.

Essa postagem sim é uma das que seriam interessante repassar pra vários emails... rs

Anônimo disse...

Olhaaaa... que legal, e ainda do site da minha querida Universidade, heheh!!!
De vez em quando eu dou uma olhada nessas dicas de lá também.


Legal teres colocado isso aqui, Neto!
E esse negócio de tentar prevenir possíveis spans e tal, eu faço desde de que me entendo como "gente digital"!
Confesso que às vezes esqueço de mandar como CCO, porque a prática (malditas generalização de estímulos e indução de respostas) em clicar direto em responder ou escolher logo os destinatários (que geralmente são poucos os que eu escolho) me fazem esquecer!
Mas sempre que lembro, faço.


E eu sempre apago os vários destinatários que ficam escritos da pessoal que me enviou o e-mail, SEMPRE!


Abraços!
Jesiane Wanziler.