quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Hoax - você cai nessa?

Há algum tempo escreví uma matéria comentando sobre os HOAXes, que são uma espécie de vírus social, que utiliza a boa fé das pessoas para se reproduzir, sendo esse o seu único objetivo. Dá- se o nome de hoax à essas estórias falsas, mentirosas recebidas por e-mail e se o destinatário não fizer o que foi solicitado, em geral é ameaçado: o seu computador será destruído, contaminado, formatado ou..." (Portal UFPA - consulta em 24/ 09/ 2010).



Quando escreví o post, comentei que o principal objetivo deste tipo de mensagem é coletar endereços de e-mails para envio de SPAM. Dei alguns exemplos de mensagens que normalmente são enviadas e forneci links para sites que dão dicas sobre este tipo de mensagens. Reclamei também que, além de ter a privacidade violada pela divulgação inconsequente do endereço de e-mail*, essas mensagens poluem a caixa de entrada daqueles que as recebem, ocupando espaço e tempo com bobagens enviadas por pessoas não muito diferentes destas mensagens. 
*O endereço de e-mail é uma informação pessoal. Alguns não se importam de tê-lo divulgado deliberadamente e até gostam, mas outros detestam isso, especialmente quando se trata de um hotmail e estranhos adicionam no msn ou enviam e-mails indesejados. 
Caro leitor, caso você realmente tenha a capacidade de acreditar que se não repassar um e-mail você terá alguns anos de azar em sua vida ou que algo de muito bom acontecerá (lembrando: só porque você repassou uma corrente por e-mail), use o campo Cco (Cópia Oculta), preservando pelo menos a privacidade de seus contatos. É um direito deles, não é? E até uma questão de bom senso. Você tem? 

Se você não sabe discernir o que é uma corrente com bobagens do que é um e-mail sério, dá uma pesquisada no Google. Quase todas as correntes falsas, do tipo "ajude minha filha", "repasse ou terá azar", estão listadas em algum Site aí na internet. Se tem preguiça de pesquisar, imagine que quem recebe também pode ter preguiça ou não ter tempo de ler essas baboseiras. Apagá-las de cara? É uma alternativa, mas mesmo assim quem envia está poluindo a caixa de entrada dos outros e expondo-os desnecessariamente. 

2 comentários:

Neto disse...

Agora tem uma do "Ache o Erro, É Impossivel" rodando por aí. Os pobres coitados que enviam devem acreditar que ao clicar no botão enviar o hotmail fará alguma mágica. Dá pena.

Giovana Del Prette disse...

As piores são as "lindas", com power points poéticos com musiquinha midi ao fundo e fotos bonitas que rodam o mundo há décadas e se reciclam em novos emails. Quem envia não precisa ser um supersticioso mas adora polinizar alegria por aí, para o desespero dos outros.